Oh Inevitável Mundo Novo – Entrevista
Por quê inevitável? Por que é assim que a humanidade muda, só assim que ela muda, quando não tem mais nenhuma outra opção…”assim caminha a humanidade, com passo de formiga e sem vontade”, como diz o LULU…sim, sem vontade…alias, não muito diferente de nós mesmos, né? a gente tem que estar coma faca no pescoço, e sem ter para onde fugir, assim, e só assim a gente encara de frente as coisas que tem que encarar, sem fantasias e ilusões…mais ou menos o que vem pela frente agora no mundão…por isso que eu estou dizendo que é o FIM DE UM MUNDO…que na verdade quer dizer que é o fim de um paradigma, de uma maneira de se viver a vida…UM MUNDO…se o mundo fosse acabar mesmo, tipo a humanidade se extinguir e talz, para quê teria sido criada?





















1 de março às 14:51
Salve Mano Maltz, realmente para onde olhamos sentimos a emergência do novo, o nascimento de um novo tempo, não só no mundo macro, mas também dentro de nós mesmos… As nossas estruturas também estão à prova, que possamos aprender o máximo nesses tempos difíceis que virão, para que assim possamos evitar os velhos erros, as velhas dores e sublimar o significado atual de palavras como verdade e amor…
1 de março às 19:24
Mais uma vez a astrologia vem mostrando que tudo é um ciclo no universo, assim como sua influência aqui, Maltz vc acredita que um dia vai ter uma cicivilzação que vai levar mais a sério essa ciência igual a civilização Maia levou??
[]s
1 de março às 23:42
maninho xará…penso que sim, penso que estamos nos direcionando para uma civilização que vem resgatar a intuição no seu devido lugar de função cerebral MAIS IMPORTANTE…junto com esta restauração, penso, teremos também a restauração de todas estas antigas ciências que promovem a conexão do Homem com a Natureza superior…mas antes teremos que fazer uma peneira muito grande em nós mesmos, e na própria ciência, para não cometermos os erros e abusos que se cometiam, por exemplo, na idade média…[]s C.Maltz.
2 de março às 17:24
Olá a todos !
Em primeiro lugar gostaria de dizer que é muito legal estar nesse blog com um conteúdo que nos convida a refletir !!
Bom se me permitem fazer um comentário, acredito que o mais saudável e frutífero, sempre, não é nos preocuparmos com as atitudes das próximas gerações, dos outros ou como o “mundo das formas” estará configurado daqui a X anos, dias ou meses . . . e sim olharmos pra dentro de nós mesmos agora, literalmente agora ! Trazer a nossa consciência presente em cada minuto que se desenrola a nossa frente, para que assim possamos tomar decisões, fazer escolhas verdadeiramente conscientes e convidar a paz a entrar.
Quanto ao “mundo novo” que se apresenta agora; o que me vem na cabeça na hora que penso nisso é “Toda nova ordem gera uma desordem na antiga ordem” (não lembro o autor), por tanto espero que consigamos dar as boas vindas a nova ordem que está se “impondo” a nós, que a gente possa aceitá-la e vivê-la amorosamente.
Quem sabe consigamos aprender a fazer o mesmo com as pequenas desordens, ou pequenas novas ordens, que se apresentam diariamente em nossas vidas, aprendendo assim a viver em paz com o que é.
Grande abraço p/ todos !
- “Tendo minha casa queimado, nada mais me esconde a visão da Lua radiante” (”Koan” Japonês)
2 de março às 18:28
aprender a viver em paz com o que é…hehehe…boa essa…é isso, a única chance de sermos felizes ou algo assim…”não é a vida como está e sim as coisas como são”…né, manão Theo…seja benvindo a esse debate, esteja sempre por aqui…agora…sei lá…dar boas vindas ao novo…manão…de boa…me parece que isso é algo mais fácil de falar do que de fazer…eu pelo menos…acho que ainda sou muito apegado…não dou boas vindas ao novo assim, de boa…sou um baitea de um chorão… e ainda reclamo muito da vida sabe…acho que as coisas que vem pela frente não vão ser fáceis… a OMS anuncia que em 2020, o maior problema de saúde pública no mundo não será a AIDS, nem as doenças do coração…e sim a DEPRESSão, o que vocês, futuros psicólogos pensam disto? o que pretendem fazer á respeito? []s C.Maltz.
2 de março às 19:45
Opa Carlos !
O prazer é todo meu de estar aqui !!
Bom, já diz o ditado: “Preferimos ficar em uma merda conhecida do que arriscar um novo caminho desconhecido.”
Infelizmente muitas vezes nosso medo do “desconhecido” nos paraliza e acreditamos (eu inclusive muitas e muitas vezes) que dependemos de algo fora de nós para nos sentirmos completos, seja algo que já temos e tememos perder ou algo que não temos mas desejamos frenéticamente.
Acabamos acreditando que algo passageiro e condicional (como tudo neste mundo) vai nos dar paz, e existe Paz verdadeira que não seja incondicional ?
Evangélios apócrifos dizem que Jesus sentiu os pregos perfurá-lo mas estava em Paz. (Não é mole não rsrs!!)
Não meu amigo, não é nada fácil dar as boas vindas ao novo! Mas também é extremamente desgastante, doloroso e cansativo resistir a ele.
Não estou tentando ser conformista, na realidade acho que o tipo da aceitação a que estou me referindo aqui não tem nada de conformismo, sendo conformismo aceitar o que acontece apesar de desejar que seja diferente, o que estou tentando expressar aqui é aceitar o que acontece sem acreditar na “vozinha” em nossas cabeças que está sempre pronta pra julgar o que é melhor ou pior e diz à tudo que é novo e foge das nossas expectativas: “Isso não deveria estar acontecendo, será muito pior por isso, isso e isso. . .”
Será que realmente temos todas as informações necesárias pra julgar o novo ?
Mais uma vez, tarefa nada fácil, simples sim, mas nada fácil !!
Eu acredito que Jesus estava em Paz, pois ele não julgou o que aconteceria a Ele após a crucificação do seu corpo. Ele sabia que não era o corpo e que este também é passageiro, acho que ele não “acreditava” que não era o corpo, acho que ele sabia !
Assim como você também sou EXTREMAMENTE apegado a muitas coisas, e não é fácil se desapegar ! Mas acho que isso só acontece pois acreditamos que somos algo muito menor do que realmente somos, talvez por medo do desconhecido (ou seria do esquecido ?;)
Abraço grande !
Theo
3 de março às 0:44
Tenho enormes dificuldade em discutir o que desconheço. Acredito que somento “Jesus” poderia dizer realmente o que sentiu. Caso contrario, as duas especulações tem a sua verdade. Bem isso também é uma especulação, mas penso que é complexo falar do futuro. A natureza, por muitas vezes, já me apresentou os problemas das previsões. Será realmente a depressão mal do século? é porque essa doença e não outra? Estamos todos no “achismo”. Vemos tantos transtornos surgindo e novas formas terapeuticas ou medicamentosas. E agora temos esses transtornos associados. Acho que temos que tratar do que podemos nesse momento, falar no futuro a partir dos dados momentaneos que temos é um tanto quanto duvidoso. Não estou dizendo que isso não isso não podera acontecer. Mas prefiro me preocupar com os problemas que posso alcançar. Eu queria que politicas preventivas dessem certo. Mas sabemos o quanto isso é complexo. E só pensar na nossa casa, quando um pai sabe que aquele sujeito não é uma boa “amizade” e mesmo assim duvidamos e continuamos, so quando experenciamos acreditamos. E quando o pai fala sobre algo diferente, mas que tb tem o conhecimento, o sujeito – provavelmente – tomará a mesma medida anterior. Assim é o mundo, hoje nos previnimos contra a tuberculose ou outros maus, mas experenciamos para isso. abraços…
3 de março às 0:49
Não se liguem para os erros no texto. Escrevi rapido e só fui ler depois que postei. E parece estar~meio confuso. Abraços…
3 de março às 1:06
amigos…deixem-me apresentá-los…André, o Theo é meu amigo das antigas…é estudante de Psicologia e canta em uma banda muuuuito massaaaa…o Sayowa…Theo, o manão André foi meu colega nesses cinco anos passados na faculdade de Psicologia aqui em Brasília…gostei das palavras dos dois…mas quero entrar mais nessae assunto da depressão…os cálculos da OMS são em função da curva da incidência deste transtorno…os caras são bons nesse trem de olhar gráficos…quero saber de vocês o que vocês pensam disso…por quê ESSA enfermidade, e não outra qualquer…mal do século???? por quê??? não tenham medo de não ser científicos, ou coisa que o valha…estamos aqui para chutar mesmo…pensar livremente…[]s C.Maltz.
3 de março às 19:23
Opa !
Prazer André !!
Bom, os últimos estudos de física quantica já estão nos mostrando claramente que os elétrons se comportam de forma diferente caso tenha um observador na “equação” presente, o observador influencia e determina o comportamento dos elétrons.
Uma vez que toda a matéria, inclusive o corpo, é uma composição de elétrons acabamos chegando a lógica conclusão de que o observador não são os olhos ou o cérebro, mas sim algo de outra natureza, o quem vem a calhar com a secular discução corpo VS mente.
Tendo isso, podemos concluir que a mente fabrica as doenças do corpo, e não o contrário. Talvez a chegada da depressão como o “mal do século”, possa nos sinalizar mais ainda esta dinâmica.
É claro que sempre entra a discução da questão genética e suas influências na depressão, mas uma vez que já concluímos que a mente, ou o observador, não é definido pelo corpo mas sim o corpo definido por ela, esta discução acaba entrando em âmbitos mais profundos ainda.
Acredito também que a depressão esta relacionada ao que mencionei antes, na nossa crença (e desejo) de que algo aqui tenha o poder de nos fazer sentir completos, enquanto a realidade é que apesar de terem coisas bacanas aqui nada tem verdadeiro poder sobre nós, apesar de muitas vezes insistirmos em tentar dar este poder ao “mundo” a verdade é que nós fazemos isso com nós mesmos, não somos vítimas do mundo.
Já dizia Platão:
“Deus é inocente nisso”.
Ou seja não é Deus ou o mundo, nós somos os responsáveis.
Acho que a pergunta é, por que continuamos escolhendo isso ? Porque somos tão resistentes em ser mais conscientes ?
Abraço !!!
4 de março às 1:04
Prazer meu caro Theo.
A física quântica vem se mostrando um importante e “revolucionário” conhecimento. Umas das minhas preocupações é que esse conhecimento se transforme em algo sensacionalista. A revista “Super interessante” parece adorar essa ciência. Os produtores de filme também imaginem o quanto gastaram para a realização dos efeitos especiais daquele filme. Coisa que talvez um artigo científico não conseguiria, a não ser que se intitulasse “Jesus o maior psicólogo que já existiu”.
Essa é uma briga antiga, e a física quântica vem provando coisas que os intuitivos já diziam há séculos. Compartilho do pensamento de Bérgson, quando este diz que a razão anda à carros de boi, e a intuição caminha na velocidade da luz. Esses conceitos de intuição X razão ainda me parecem confusos é dicotômicos, ainda não encontrei uma definição precisa e satisfatória – pelo menos para mim.
Depois da mente agora vem o corpo. Daqui um tempo eles vão chegar à conclusão holística de Goldstein. Isso tudo está unido. Não acontece através de setas opostas. Uma não é causa da outra, elas estão juntas e interligadas no mesmo ser. Mente é corpo são uma estrutura única. Separar é deixar de lado outros elementos que permeiam essas “instâncias”.
Sinceramente Carlos, penso que isso simboliza o “vazio” da nossa sociedade. Lembra-se da panela de pressão? A depressão demonstra a nossa resistência em entrar em contato com os nossos sentimentos. A depressão é para mim, o sentimento tomando conta do ser. O ser vira um sentimento. Isso o leva a não mais entrar em contato com outros aspectos que o permeiam. O sentimento parece resistir à outra entrada, a da razão. E uma mudança de posição. Esse meu pensamento merece ser mais bem formulado, mas é algo que venho pensando e alimentando. A sociedade das “mascaras” vive em função da opinião publica, não ser convidado a uma festa é um fracasso social. Valores religiosos é políticos parecem não ter a mesma força que há séculos atrás. E só pensar no Papa pop pedindo para acabar com as guerras ou atitudes cientificas, como as células tronco. Ele sempre pede e não acontece nada, às vezes parece até cômico, sendo que este antes representava o poder Maximo do estado. A ciência está percorrendo o mesmo caminho, o que vem propiciando o surgimento de conhecimentos “alternativos – isso é engraçado, mas é assim que é denominado.
Theo, O que é consciência? O que é estar consciente? O que é resistência? Somos detentores de liberdade, somos seres em potencial. Temos que escolher, mesmo não escolhendo, estamos escolhendo. Não há limites para as possibilidades humanas. Sendo o próprio homem o limitador da sua liberdade.
4 de março às 10:08
Acho que a depre está relacionada com as decepções que aparece no caminho, quem nunca se decepcionou com um amigo, uma namorada, um emprego, uma expectativa de algo…?
o problema é que qdo vem alguns não aceitam ou não aguentam a pancada.
[]s
4 de março às 10:24
É amigo,
Isso é tristeza. A depressão é uma doença e está classificada como um transtorno mental. O diagnostico não é simples. Não é só não “aguentar” e nem sempre está relacionada a uma decepção ou perda. Podem ser os proprios conflitos internos. Abraços…
4 de março às 11:47
tô gostano DV esse papop aqui…paopop…hehehe…papo pop…a gente pode dizer oque bem entende, né? gostei muito das palavras de vocês…sim, mas…quero direcionar o papop mais pra questão DESTE momento, por que essa doeç a AQUIAGORA…oque este AQUIAGORA tem de específico com ESTA doeça e não outra qualquer, entendem? por que tristeza sempre existiu… a propria depressão sempre existiu, o que quero saber dos senhore, é por que acham que ela AGORA se torna uma espécie de ícone ciultural mundial…[]s C.Maltz.
4 de março às 11:52
ahhh sim…se quiserem, chamem mais pessoas que possam estar interessadas num assunto desse tipo, colegas, etc…não precisa ser necessariamente psicólogos…adoro discussões híbridas, odeio as monoculturais…[]s C.Maltz.
4 de março às 12:39
Eu convidei o Cristus. Mas até agora ele não apareceu.
Renato Russo dizia que o mal do século era a solidão. Vamos tornar ainda mais pop o papo. rsrs. Passamos a acreditar em muitas promessas, como o sonho americano, o céu, a morte tranquila, a “cura para a morte”. Entre outras – até mais relevantes, mas foram essas que surgiram no momento. Lembro da sua explicação astrologica sobre a mudança que está ocorrendo. Venho pensando muito nisso, e concordo com as suas colocações. Vamos agora pensar na china e nos estados unidos. Um está crescendo economicamente e suicidamente. O outro virou um pesadelo americano. O brasil vivencia momentos proximos, quantos acreditaram no lula. Agora – o que me causa risos, na verdade tudo que aparece na politica me faz rir – ele está apoiando a Dilma. rsrsrs. Putz, acabei de lembrar do cara do castelo. rsrsrs. Ah mudando de assunto, temos agora em brasilia o mais novo projeto. O setor noroeste. E totalmente ecologico. Como algo que expulsa os indios e devasta o cerrado nativo pode ser ecologico? rsrsrs. Quem é o nosso vice governador??? o cara reduziu todos os gastos, menos os referentes as construções. Isso não é para rir? continuando. O mundo em crise, uma crise de valores eticos, morais, religiosos e cientificos. Qual o sentido de existir? agora o sujeito responsavel por si e sem um Deus que o guie, pode facilmente se matar. E viva a adoção e o casamento dos pervertidos sexuais. Oh mundo pop e comico. abraços…
4 de março às 12:40
Tava sentindo falta dessas discussões. Na verdade espero que esse site fique como aquele anterior. 1 manos.
4 de março às 15:43
Cara, sempre ouvia falar no seu novo “você” — se é que você me entende —, mas nunca tinha parado pra prestar a atençao no que tem feito. Hoje, decidi investir meu tempo aqui. Cara, apesar de não curtir essa praia, sou bastante curioso e me interessei. Gostei da sua demonstração de conhecimentos apurados, dignos de alguém que estuda o assunto. Enfim, valeu minha visita. Espero que você consiga o reconhecimento merecido nessa área. Deve ser um saco mergulhar num novo universo e continuar tachado como o “batera dos Engenheiros”. Sucesso!
4 de março às 19:23
Olá pessoal…
Não sou psicólogo, só vou entrar na discussão para expor uma visão do assunto através de uma perspectiva diferente.
Para mim a Depressão está intimamente ligada aos tempos modernos, e é sim uma tendência dos dias que virão. Isso por causa de um simples motivo: a coisificação das pessoas, já dizia Drummond.
A depressão surge quando tua consciância não está mais de acordo com o teu contexto. A cultura de massa comprime as pessoas de tal forma que elas se sentem um nada no meio do nada. Tudo isso surgiu da sociedade de consumo, da necessidade em se criar mercados em que os números são a única referência importante e capaz de gerenciar nixos de consumo.
Hoje, ser bem sucedido, é ter um empreendimento tão grandioso, que tu não consegues mais definir as pessoas individulamente. O ser hUMano tem a necessidade de ser e se sentir único, e que é parte essencial de um quebra cabeças que forma uma soma muito maior do que as partes. Chega um momento em que teus valores transcendem as “coisas”, o imediatismo, a massa. Duas forças em sentido contrário e por fim, a corda arrebenta.
Para ilustrar minha opinião, vou deixar alguns trechos do poema “EU ETIQUETA” de Drummond:
Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome… estranho
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei
(…)
É duro andar na moda, ainda que a moda
seja negar minha identidade,
(…)
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo de outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mar artigo industrial
(…)
Já não me convém o título de homem.
Meu nome noco é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisamente.
4 de março às 19:40
Depressão. Hoje na minha opinião ela é muito discutida pelo fato de tudo ser artificial. O sujeito vive a pura cultura Rede Globo e Big Brother, mas quando ele desliga a tv, cai na realidade, ve que sua vida e a dos seus semelhantes não tem nada haver com o que viu na tv, aí o cara pira. A depressão vem do seu impulso interno de lhe mostrar a realidade, mas o cara não quer aceitar, aí ela surge. Esta é a minha opinião.
4 de março às 22:46
Oi Galera !
André, gostei muito das tuas palavras !
O que eu chamei de cosciência é diferente de mente e corpo, não é nenhum nem outro.
A cosciência é você ! É quem está presente no corpo, ouvindo e testemunhaundo os pensamentos, sentimentos, julgamentos que a mente está sempre criando. Estar mais cosciente seria estar mais em contato com quem tu realmente és e se identificando menos com o que tu acreditas, sentes, pensas . . .
A resistência é justamente a escolha de nos identificarmos com essas coisas passageiras e esquecermos que somos muito mais do que isso.
AdriMano, também concordo plenamente contigo !
Na minha opinião o problema é que o sujeito assiste um faz de conta na TV (por exemplo) onde vende-se a história de uma vida plena e perfeita, dentro de determinados moldes, coisa que não existe não é ? A vida tem momentos alegres e ótimos, mas não é assim o tempo todo, pra ninguém. Muitas vezes a TV mostra apenas um trecho da vida, ou um “faz de conta” de que a vida pode ser sempre como aquele trecho, e quem assiste fica acreditando que ele é menos pois não tem uma vida como aquela . . . acho que pode ter um pouco disso, não é ?
O que é triste é que existe uma cobrança por uma perfeição que não existe.
Mas sabe não acredito que isso é culpa da mídia, mas sim um círculo vicioso ! A mídia só mostra essas coisas pois existe audiência para isso.
Abs !
5 de março às 9:11
legal…legal mesmo as coisas que vocês estão dizendo…pô, o meu livro gira muito em torno dessa questão da “coisificação”, e eu nunca tinha lido esse poema do Drummond…fui mais pelo caminho de Huxley, do “Admirável Mundo Novo” vocês leram? tem uma frase muito importante para mim, no depoimento do André, quando ele diz que o sujeito sem um D’EU’S poderia se matar..pozê amigo, a gente discutiu um tanto esse assunto nos cinco anos da facul…hehehe…talvez pudessemos dizer em vez de D’EU’S para os que tem alergia a essa palavra, um sujeito sem uma direção, sem um rumo, sem um norte…diadesses li uma entrevista de um psicanalista francês que dizia o seguinte (o cara é judeu): ” o nazismo era um sistema menos cruel do que este que aí está ( o neo-liberalismo) por que o nazismo na sua loucura, tinha uma meta. os nazistas na sua loucura achavam que estavam melhorando a humanidade…esse sistema que aí está não oferece nada de sonho para as pessoas, apenas COISA” e aqui eu digo: o que vamos oferecer para os nossos jovens? carros e ipods mais desenvolvidos…será que isso é um motivo suficiente para estarmos vivos…
5 de março às 13:36
Estamos na era do plástico reciclável. Acho q é esta cultura que está na cabeça do povo. D’EU’S é aço inoxidável, é o encontro com a sua parcela divina, lembra Maltz? “Que que tu qué?” estou ouvindo esta voz e acho que por aí encontro Ele, afinal sei que estou deixando minha parcela de contribuição ao mundo, o pouco que aprendi eu ensino aos outros e estas informações tem mudado a vida de muita gente.
5 de março às 18:03
G’oo’d, isso só funciona em português?
Rollo May, em seu livro “O homem a procura de si mesmo”, discute algo bem parecido a desse psicanalista. Ele diz que com as perdas das certezas e a perda do contato com o “self”, politicas autoritarias, como a de hittler, facilitaram a entrada das pessoas nesse pensamento. Pois, Hittler, lhes davam uma certeza. Apontava um caminho e esse caminho foi tomado como uma verdade. Rollo May vem sendo um dos principais autores em minhas leituras. Descobri recentemente em uma banca de Sebo em Santos-so. Comprei o livro por 8 reais. Comportilho das ideias do autor, e antes de conhecer já vinha escrevendo sobre isso. Você deve se lembrar, Carlos, de um antigo texto que escrevi. Há uns 4 anos, sobre deus entendido como o senhor das causas perdidas. Aqui valeu boas discussões, pena que perdi o texto. A humanidade necessita dessas respostas para dar sentido ao existir. O trovão, era nos tempos remotos, explicado como um arrastar da mesa por zeus. Hoje sabemos que é o choque de duas nuvens. De certa maneira tentamos dar sentido, ficar sem resposta angustia. Hoje a sociedade parece não mais se preocupar com isso. Como te disse Carlos. Está tão chato que as vezes penso em “acreditar em deus”. rsrsrsrs. Isso é uma brincadeira, mas não podemos deixar o vazio nos possuir. Abraços…
5 de março às 22:59
Depressão.. na geografia é uma queda, um desnível, uma falta de continuidade, um abismo… acho que cabe também uma analogia com a depressão psicológica… a depressão, além de tudo que foi dito, no meu entender, é reflexo de nossa falta de sentimento, nossa falta de emoção. As relações humanas se tornam cada vez mais vazias, cada vez menos desprovidas de emoções, somos cada vez mais racionais, cada vez mais artificiais.. Queremos, com o nosso egoísmo imenso, conhecer tudo, dominar tudo, vencer tudo.. e quando não conseguimos compreender, dominar ou vencer algo, nos escondemos em nosso próprio egoísmo, ficamos atrás de nosso muro de problemas, criados por nós mesmos, rejeitamos a vida, rejeitamos as suas leis, e produzimos um abismo, quebramos a continuidade de nossas vidas, nos apegamos a nossa queda, que é a única coisa que podemos fazer para preservar o nosso egoísmo… como crianças mimadas seremos atacados fulminantemente em nossos egos imensos, e quem não compreender a caridade, em sua concepção mais pura, não suportará o desnível entre os humanos dessa era de aquário e aqueles da era de peixes… []‘Dau
“Qual é a droga que salva?
Qual é a dose letal?
Quem quer saber tudo isso
Será que agüenta a [de]pressão?”
5 de março às 23:03
hehehe…gosto das tuas questões…D’EU’S fala português? Quem saberá? mas eu falo, né? já lí quase todos do May, é um dos meus headliners, junto com Jung e Hillman…Rollo May, um grande cara, psicanalista, escritor dos bão e teólogo…o Cristus também é chegado no cara… eu gosto dos caras que escrevem bem, sabes…detesto especialistas…eu mesmo sou um generalista…como psicólogo, sou um excelente baterista…hehehe…conhecido como “astrólogo de Bagé”..hehehe…fico feliz em saber que o tédio está te lenvando a acreditar em D’EU’S…eu mesmo, não acredito…[]s C.Maltz.
5 de março às 23:09
meu caro amigo Dau, seje muito benvindo a este outro infinito papo pop…como sempre, gostei muito das tuas palavras…precisas…sim, precisamos todos entender melhor o que estamos fazendo por aqui, por este planeta…se não quisermos todos engrossar a lista da “doença do século”…mas veja a Psicologia, teoricamente, de onde deveriam vir algumas respostas para o problema…é o maior núcleo emana-dor de nagação do sentido espiritual da existência… a Psicologia é uma grande acionista deste deserto do saara que vemos logo ali na frente, e que o povo chama de DEPRESSÃO…
6 de março às 12:20
É. O tedio tenta me levar, mas não dá para acreditar. O conhecimento biblico acontece através da revelação. Acredito que é necessaria uma experiência “pessoal”. O problema e que todos os “deus” que existem no mundo causam experiências pessoais. Não é porque nasci nessa cultura que devo acreditar. Ele é um otimo autor, estive conversando com o Cristus. Mas já estou começando a brigar com alguns temas tratados por ele – isso é bom. As vezes percebo um certo determinismo, eu tenho dificuldades, não acredito que a teoria sirva para todos os individuos. As vezes o vazio permite o individuo existir, entrar em contato poderia leva-lo a outros caminho que não sabemos, como por exemplo a morte. Isso merece atenção individual. Abraços..
6 de março às 13:12
compreendo ( acho)…vejam…umas palavras do Rollo May pra gente ampliar a nossa conversa: ( estão no livro: Eros e repressão – Amor e Vontade; Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 1982)
Os problemas têm uma estranha característica que ainda não foi adequadamante apreciada: PREDIZEM O FUTURO. Os problemas de um período são as crises existenciais do que poderia, mas não foi resolvido; e independentemente da nossa maneira de encarar a palavra “resolvido” SE NÃO HOUVESSE NOVAS POSSIBILIDADES, não haveria crises – somente desespero. Os enigmas psicológicos expressam nossos desejos inconscientes. Surgem problemas quando achamos o mundo inadequado para nós, ou nós inadequados para ele; algo te fere, agride e, segundo Yeats,
Sentimos
A dor da ferida
O golpe da espada…
[]s C.Maltz.
6 de março às 14:21
A pergunta é: o que é que esse texto do May tem a ver com a nossa conversa, com o lance da depressão?
6 de março às 15:07
Maltz
1 d.c.
1989
Problemas mal resolvidos que nos trazem hoje reflexos como nunca antes
a coisa se acomodou, nao existe nem a luta mais pra preencher as vidas, no 2º caso
no 1º, a coisa foi muito interpretativa, hoje temos o que temos mas nao sei se é o que deveriamos ter
ah, depressão e dinheiro
quem não tem se deprime por que acha que viveria melhor se tivesse
quem tem vê que não é assim e a foça é bem maior
que papelzinho sacana hein
agora, aqui são todos mais ou menos esclarecidos, e os caras que tão em off lá fora?
6 de março às 23:47
Um grande problema = um grande avanço..
Talvez seria essa a relação entre a citação do Rollo May e o nosso papo de “inevitável mundo novo”… a depressão ajudaria a nos melhorar, aprendendo pela dor.
(?!)[]’sDau
30 de outubro às 10:47
O caos para fins evolutivos é necessário…. Quando vamos arrumar nosso quarto tiramos todas as coisas do lugar primeiro ai colocamos tudo onde queremos. Para quem entende o processo é um momento muito esperado. Luz a todos.